Mais de mil alunos de todo o País foram beneficiados com bolsas de estudos gratuitas, para aulas online, oferecidas por um Centro de ensino a distância sediado em João Pessoa. São cursos profissionalizantes e da EJA (Educação de Jovens e Adultos), bolsas de graduação, mestrado e doutorado, cursos técnicos, todos como forma de incentivo e oportunidade de qualificação.
“Os cursos profissionalizantes e da EJA são destinados a pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino básico. As bolsas de graduação são para quem precisa de qualificação profissional na área de atuação. As bolsas de mestrado e doutorado e dos cursos técnicos complementam a nossa ação social que colabora com a democratização do acesso à educação no país”, destacou o diretor executivo do Educa Mais Nexus, Alcimar Martins.
Segundo ele, a meta da instituição é ofertar um milhão de reais em bolsas de estudo de diversos cursos, até o final de 2021. A secretária da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura, reforçou a importância de um dos benefícios concedidos, neste ano, a 300 pessoas de cidadania LGBTQIA+ atendidas pelos centros de referência e serviços de combate à LGBTFobia da Secretaria. Além delas, outras 200 bolsas foram destinadas para as mulheres em situação de privação de liberdade, encarceradas, numa parceria entre o Centro de Ensino, a Secretaria da Mulher e a da Administração Penitenciária.
“A parceria com o Educa Mais Nexus possibilitou que essas pessoas pudessem completar o ensino fundamental, o ensino médio ou um curso profissionalizante, atendendo tanto aos que estão em situação de vulnerabilidade, vítimas da LGBTfobia, quanto oportunizando a quem precisa de espaço no mercado de trabalho quando forem reinseridas na sociedade”, reforçou Lídia.
Outros Beneficiados
Neste ano, foram beneficiados, também, servidores e a população em geral do município de Bayeux, na região metropolitana de João Pessoa, com a doação de 200 bolsas de estudos. E, nesta semana, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), da prefeitura de João Pessoa, responsável pelos Centros de Referência da Cidadania (CRC), recebeu outras 200 vagas para cursos online intermediados pelo Centro de Ensino.