O livro escrito pelo professor Agnaldo Junior, trás um estudo de campo, realizado nos colégios estaduais do litoral norte do estado da Bahia, e apresenta, discute e aborda conhecimentos sobre como melhorar o desempenho e a atenção dos alunos e dos professores da área de Ciências da Natureza e de Matemática por meio da utilização das TIC em sala de aula.
Entre Rios – BA, 05 de junho de 2021 – Sabemos que as rápidas mudanças tecnológicas ocorridas nas duas últimas décadas permitiram aos estudantes, principalmente os que frequentam o ensino médio, a apropriação de conhecimentos e hábitos de utilização de tecnologias mais desenvolvidas que os de quaisquer outros atores educativos.
Os alunos, que hoje em dia frequentam os colégios estaduais do estado da Bahia, já adquiriram, ao longo de sua vida, no meio escolar e/ou no ambiente familiar, importantes conhecimentos tecnológicos. O computador, a internet, os smartphones ou iPods, as redes sociais e os blogs já são partes do cotidiano desses jovens, que se reveem nesses recursos. Assim, a literacia digital é uma realidade que entra todos os dias nos colégios, em vez de ser um processo iniciado por eles. Os jovens já são tecnológica e digitalmente literatos, cabendo aos colégios a responsabilidade de torná-los científica e matematicamente literatos.
A tecnologia e a ciência andam em par, e a familiaridade dos alunos com a primeira pode e deve ser utilizada pelos professores para promover nos alunos o gosto pela segunda. Partindo dessa visão, importa conhecer as condições físicas existentes nos colégios, o modo como os professores e os alunos as percepciona e que utilização está sendo dada às tecnologias em diferentes contextos.
“Nesta obra o professor Agnaldo, convida-nos a uma interessante jornada pelo mundo das novas Tecnologias das Informações e Comunicações (TIC) empregadas por professores de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química) no Ensino Médio dos colégios estaduais do Litoral Norte do Estado da Bahia.” (professor Jorge Luiz da Costa Lopes).
“O autor trás nessa obra, de maneira leve e instigante, um levantamento sobre o uso das TIC que os professores de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias têm feito durante suas aulas […] O objetivo da obra é buscar entender quais e quantas são as TIC utilizadas em sala de aula e perceber, com isso, sob a perspectiva dos professores entrevistados, se essa utilização melhora a atenção e a aprendizagem de seus alunos. A busca desse entendimento nos traz também uma visão do quão fácil é, para o professor, preparar e aplicar essas tecnologias dentro da sala de aula.” (Professora Walsiler Sales Silva).
O autor consegue mostrar na sua obra, a melhoria da qualidade e a eficácia das TIC na promoção e no desenvolvimento das competências nas disciplinas de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Assim, além de resultados diretos quanto a correta utilização dessas ferramentas que as TIC trazem, você encontrará informações sobre o gênero, faixa etária, tempo de trabalho e perfil dos professores que utilizam ou não as TIC na sala de aula, para o ensino de suas disciplinas.
A obra não objetiva trazer todas as repostas, pois acredito que ninguém as tenhas! Porém, devemos prosseguir lendo e buscando novas respostas para essas e outras inquietações apresentadas durante a prática docente. Desse modo, vamos apreciar e dialogar com este excelente e oportuno trabalho, na busca de ótimas trocas de experiências.
A pesquisa feita pelo professor Agnaldo foi realizada a partir do ano de 2016 e terminou no ano de 2018, portanto antes da pandemia da COVID 19, e com certeza a leitura desta obra poderá ajudar os professores e os alunos da área de educação a pensarem em uma melhor utilização das TIC neste momento em que vivemos (aulas remotas e aulas EaD). Portanto tenha uma ótima leitura e tire você também a sua conclusão sobre a obra.
A pré-venda da obra está sendo realizada pela Editora Appris , através do seu site https://www.editoraappris.com.br/produto/5227-pr-venda-viso-do-professor-no-uso-das-tic-em-sala-de-aula e o lançamento acontecerá em julho.
Sobre a o professor Agnaldo Pinheiro dos Santos Junior – O professor Agnaldo é natural do Rio de Janeiro e apaixonado por Educação. Formado em Ciências com habilitação em Matemática, é professor do ensino médio, no Colégio Estadual Alaor Coutinho (Mata de São João) e está na rede estadual de ensino público do estado da Bahia desde mai/2003, e neste intervalo de tempo trabalhou com o ensino de Matemática e Física nos Colégio Estadual Helena Magalhães (Tancredo Neves/Beirú – Salvador) e no Colégio Estadual de Porto de Sauípe (Porto de Sauípe – Entre Rios). O professor é especialista em Metodologia no Ensino de Matemática, especialista em Metodologia do Ensino Superior, mestre em Educação, com ênfase em TIC na Educação, doutorando em Educação, na linha de pesquisa “A inclusão digital para alunos da inclusão social (alunos portadores de necessidades especiais), e também mantenedor do Centro Educacional de Porto de Sauípe, empresa que tem parceria com a Universidade Cruzeiro do Sul Virtual (Graduação e Pós graduação – MBA e Especialização), Centro Educa Nexus (EJA EaD), CPET (Cursos Técnicos Profissionalizantes EaD) e Ivy Enber Philoshopy University (Mestrado e Doutorado em Educação e Teologia Ead), levando com isso educação de qualidade para as cidade de Alagoinhas e Entre Rios e suas cidades circunvizinhas.